Accord orthographique


Il y a déjà eu plusieurs tentatives pour unifier l'orthographe de la langue portugaise, la première date de 1911, qui a aboutie au Portugal a une première grande réforme. Depuis Puis il y a eu plusieurs autres tentatives, la plus importante étant celle de 1990 qui est aussi la derrière.

Quand entrera en vigueur avec cette orthographe nouvel accord?
Suite à une réunion de la Communauté des Pays de Langue Portugaise (CPLP), en Juillet 2004 à Sao Tomé et Principe, il a été décidé que pour le nouvel accord orthographique entrerait en vigueur  après que trois pays l'ai ratifié. Brésil en Octobre 2004, le Cap-Vert en avril 2005,  Sao Tomé-e-Principe en Novembre 2006 ont ratifié l'accord. Au Portugal, cet accord orthographique a été ratifié en Mars 2008. Il y aura ensuite une période d'adaptation de 6 ans où les deux orthographes seront admises.

Novo Acordo Ortográfico
Já se fizeram várias tentativas de unificação da ortografia da língua portuguesa, sendo que a primeira data de 1911, que culminou em Portugal na primeira grande reforma. Depois existiram várias tentativas, sendo a mais importante a de 1990 que é a que está por trás de todo o celeuma levantado actualmente sobre esta questão.
Quando vai entrar em vigor este novo acordo ortográfico?
Seguindo o disposto numa reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Julho de 2004 em São Tomé e Príncipe, ficou decidido que para o novo acordo ortográfico entrar em vigor, bastaria que três países o ratificassem. O Brasil em Outubro de 2004, Cabo Verde em Abril de 2005 e São Tomé em Novembro de 2006 ratificaram o acordo, estando assim cumprido o disposto nessa reunião da CPLP. Em Portugal, este acordo ortográfico foi ratificado pelo governo a 6 de Março de 2008, faltando a aprovação no Parlamento ou pelo Presidente da República. Caso seja aprovado, entrará imediatamente em vigor, no entanto está permitida uma fase de adaptação de 6 anos onde são permitidas as duas grafias.














































  • Autres liens
http://www.flip.pt/
http://www.priberam.pt/docs/NovaOrtografia.pdf
convertisseur ancienne règles/nouvelles règles
http://www.priberam.pt/docs/acortog90.pdf
  •  Quiz nouvel accord orthographique 
http://veja.abril.com.br/idade/testes/reforma-ortografica.shtml

L'UAF, en partenariat avec "Retoque Comunicação" et o "LivroClip" présente le jeu sur la réforme de l'orthographec'est une manière interactive et amusante d'en apprendre davantage sur les nouvelles règles de la langue portugaise.
profiter du jeu ci-dessous pour en apprendre davantage sur les changements de l'orthographe de la langue portugaise.

A FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, apresenta o Game da Reforma Ortográfica, uma maneira interativa e divertida de aprender mais sobre as novas regras da língua portuguesa.
Confira o game abaixo e aproveite para conhecer mais sobre as alterações da reforma ortográfica.

Agrandir